O PROCESSO DE ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA NA REABILITAÇÃO E PREVENÇÃO DE AGRAVOS AOS SUJEITOS SEQUELADOS DE AVE: REVISÃO INTEGRATIVA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para a obtenção da nota e Título de Bacharelas em Enfermagem da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, ministrada pelo Prof.º Ms. Rodrigo Jácob Moreira de Freitas, da 10º Série da U2.

 

LILIANNE PESSOA DE MORAIS1
VANDE - CLEUMA BATISTA¹
RODRIGO JÁCOB MOREIRA DE FREITAS²

RESUMO: Objetivo: O presente estudo tem como objetivo discutir sobre o Processo de Enfermagem no cuidado a sujeitos com sequelas de AVE. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, elaborada mediante pesquisas nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando dos descritores Processos de Enfermagem, Acidente Vascular Encefálico e Autocuidado e como critério de inclusão artigos com delimitação temporal de 2010 a 2015, completos e no idioma português, assim como aqueles que dispusessem do assunto conforme os descritores citados. Foram encontrados 1.006 artigos publicados de 2010 a 2015, sendo 55 escritos em língua portuguesa, e utilizados 9 (nove) artigos, os quais atenderam aos questionamentos e ao objetivo desta pesquisa. A análise dessas produções foi baseada na exploração de conteúdo, aplicando-se a regra de pertinência, ou seja, adequação do material e sua correspondência com o objetivo que suscita sua análise, fundamentado no recorte de temas definidos a priori. Resultados: O estudo possibilitou discutir sobre o Processo de Enfermagem e a identificação de problemas e necessidades dos sequelados por AVE, enfocando as repercussões crônicas em suas funções corporais, descrevendo as necessidades de inserção destes de forma contínua através da reabilitação e elevando ao máximo a funcionalidade na realização das atividades, bem como na prevenção de agravos. Conclusão: A reabilitação precoce é uma das principais funções da enfermagem que busca no indivíduo sequelado de AVE a independência para a realização do autocuidado.

Palavras-Chave: Processos de Enfermagem. Acidente Vascular Encefálico e Autocuidado.

Baixe o PDF do trabalho completo aqui!