16 de Outubro - Dia Mundial do Anestesiologista

Em 16 de outubro de 1.846, as 10h00, no Anfiteatro cirúrgico do Massachusetts General Hospital, em Boston, Thomas Morton, utilizando um inalador que ele mesmo desenvolveu,  fez uma demonstração de uma anestesia geral. A cirurgia foi a ressecção de um tumor de mandíbula de um jovem de 17 anos chamado Gilbert Abbot.

Depois do sucesso desta anestesia, Morton virou-se para a platéia e exclamou: uma célebre frase: “  Senhores isto não é uma fraude ”.  A partir desta data a Anestesia revolucionou  O MUNDO E A CIRURGIA.

A Anestesia, a mais divina das especialidades, dominou a dor. A “ anestesia transformou os salões de cirurgias, outrora verdadeiras salas de tortura em salas de cirurgias onde reinam a inconsciência, a ausência de dor física, a tranquilidade e extrema segurança.

 

A formação do Anestesiologista tem duração de 9 anos de estudos e treinamentos.  O Ato Anestésico deve iniciar com uma consulta pré-anestésica fora do hospital e antes da internação. A anestesia tem três instantes: A – Indução: quando o paciente adormece; B – A manutenção da Anestesia: quando o paciente permanece dormindo, sem dor e sem nenhum tipo de movimento: C – Reversão da anestesia e retorno da consciência ou despertar. E por último a recupera&ccedil ;ão da anestesia em um ambiente chamado Sala de Recuperação Pós Anestésica. Tudo com padrão de qualidade e segurança. Padrão CAM .

Durante 24 horas, em Mossoró, todos os 365 dias  do ano, existem vários anestesiologistas tecnicamente preparados  e disponíveis para salva vidas nas situações mais criticas imagináveis .

Conheça o seu ANESTESIOLOGISTA. CAM a grife da anestesiologia.