MÁXIMAS

  • “NA CONFUSÃO, BUSCA A SIMPLICIDADE. NA DISCÓRDIA, BUSCA A HARMONIA. NA DIFICULDADE ESTÁ A OPORTUNIDADE.”  Albert Einstein
  • “Cinco certos da medicação: paciente certo, medicamento certo, dose certa, via certa, hora certa. A todo momento em algum lugar, alguém esquece esta regra básica. Tem que conferir antes . Depois pode ser tarde demais. Todos temos exemplos próprios/ou próximos.”
  • “Combater a dor e salvar vidas são apenas duas das nobres missões dos anestesiologistas. A luta pela nossa valorização deve começar por nossa conduta correta e profissional não infringindo nossas próprias regra”
  • “Na anestesiologia não tem segundo turno. Por isso eleja sempre os melhores medicamentos e as melhores técnicas anestésicas. Coloque sempre seus conhecimentos científicos e suas habilidades a serviço do paciente. Isso faz a diferença. E que diferença”
  • “Nutrição e anestesia. Não retire a nutrição parenteral do paciente que será anestesiado. Prejudica o paciente, pode haver contaminação, além de ter que jogar fora. Pode ocorrer hipoglicemia. Se necessário obtenha outro acesso venoso. A nutrição enteral  deve ser descontinuada 6 horas antes da anestesia.”
  • “Otimize a parceria da anestesiologia com a administração do hospital onde você trabalha. Será mais valorizado, mais respeitado e conseguirá melhores técnicas para realizar seu trabalho”
  • “Agregar valores, como pessoas e como anestesiologista é uma necessidade dos novos tempos: atualize-se cientificamente, busque novos conhecimentos, desenvolva e aprimore suas atividades.”
  • “Não existe anestesia 100%. Em minutos pode haver uma complicação. A efetiva e ininterrupta presença do anestesiologista  junto ao paciente é fator de segurança e proporciona qualidade para toda equipe. Não saia da sala. O preço da segurança é a eterna vigilância”
  • “Que tempo leva para trocar um pneu de carro? Na fórmula 1 trocam  4 pneus em três segundos. Que tempo leva para usar  o aspirador na sala cirúrgica? Se estiver ao seu lado, ligado e com a sonda, em menos de um segundo. Caso contrário mais uma eternidade. Confira seu tempo.”
  • “Combata a permissividade. Eventos adversos são precedidos de sequencia de pequenos erros e deslizes técnicos que, juntos causam uma grande tragédia. Check tudo. Identifique o paciente, o local e o tipo de cirurgia. Leia ampolas, rótulos de hemoderivados. Eterna vigilância.”
  • “Trabalhe com prazer . Harmonize o seu local de trabalho. Criticas negativas desagregam. Procurar ajudar e nunca sobrecarregar seu colega”
  • “Os anestésicos transformaram as salas de cirurgias, outrora verdadeiras salas de torturas em salões onde reinam a tranqüilidade e a inconsciência”
  • “Tarefas diárias do anestesiologista:  a – Minimizar riscos; b – Maximizar qualidade; c – Priorizar segurança; d – Praticar cortesia; e – Valorizar a ética”
  • “Apesar da evolução da monitorização, o uso do velho , simples e simpático estetoscópio ainda é imprescindível no pré, trans e pós anestésico. Para que? Para diagnosticar  sibilos , roncos, sopros cardíacos, IOT seletiva ou esofágica, etc, etc. Lempre-se anestesiologista sem estetoscópio é bandido”
  • “Ao me preparar para fazer uma raque, a auxiliar pergunta qual o número de minhas luvas. E logo a seguir pergunta: é normal ou o senhor vai se escovar? Com profunda tristeza tive que justificar o óbvio: que normal é haver a lavagem das mãos. Se não valorizamos o ato anestésico com esperar que os outros valorizem.”
  • “Excesso de trabalho, dificuldades financeiras, opressão, estresse. A Síndrome de Burnout pode levar , entre outros problemas , a depressão, ao vicio, e ao suicídio. Será que isso está acontecendo onde você trabalha. Pode algum colega está  precisando de nossa ajuda ? Você já pensou nisso. Depois pode ser tarde demais.”
  •  “O preço da segurança é a eterna vigilância. Esta antiga frase é muito significativa para o anestesiologista  e a cada dia que passa temos mais certeza disso.”
  • “Evite conflitos e mal entendidos no seu trabalho. Atitudes e criticas negativas prejudicam nosso relacionamento. Um diálogo franco e sincero resolve a maioria dos casos. Harmonize seu ambiente de trabalho. Trabalhar em paz não tem preço.”
  • “Exames radiológicos com contraste e sob anestesia geral é imperiosa a presença de radiologista. Só o técnico de radiologia não pode e não deve.”
  • “Manter um bom e harmonioso relacionamento em seu serviço é um fator que diminui o estresse.”
  • “A verdadeira segurança do paciente anestesiado está na atitude responsável do anestesiologista. A técnica anestésica indicada, as melhores medicações administrada, a qualidade da monitorização e do aparelho de anestesia são apenas coadjuvantes que pouco valem nas mãos de um profissional  irresponsável.”
  • “Use o questionário stop-bang no pré- anestésico . História de ronco, cansaço ou sonolência diária, de apnéia noturna e hipertensão arterial em paciente com IMC > 35, pescoço com mais de 40 cm de circunferência, com mais de 50 anos e do sexo masculino. Mais de três respostas positivas. Alto risco de apneia obstrutiva do sono.”
  • “Num parto, o mais caro é a filmagem. Precisamos aprender a nos valorizar como o profissional da mídia. Até quando vamos nos arriscar por migalha ? A classe médica precisa ter atitude para reverter determinadas situações. Não permita fotógrafos e cinegrafistas em sua sala”
  • “Disciplina, iniciativa, habilidade, humanidade, humildade, sensibilidade, são qualidades que caracterizam o anestesiologista e que sempre devemos tentar melhorar.”
  • “Número para pensar. Contaminação e acidentes com perfuro-cortantes. AIDS 0,1 a 03%; Hepatite C de 6 a 10%; Hepatite B de 6 a 30%. Nunca reecape agulhas ( e muitos reencapam ). Coloque direto na caixa de descarte de pérfuro-cortantes. E a vacina contra hepatite B?”
  • “A traquéia do RN a termo mede 03 cm de comprimento. Com um ano mede 05 cm. Pequenas flexões ou extensões podem causar IOT seletiva ou extubação. Cuidado com o peso e trações do tubo pelo sistema de anestesia. Fixe bem o tubo”
  • “Anestesia é sinônimo  de atelectasia. Ao intubar evite IOT seletiva. Faça sempre a ausculta do tórax  após intubação. Não confie no olhometro. Na anestesia use PEEP e faça manobras de recrutamento alveolar. O paciente agradece.”
  • “O manuseio inadequado da VA é a causa mais freqüente de complicações relacionadas a anestesia. Esteja sempre preparado . Crie o hábito de pesquisar VAD em todos os pacientes.”
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Mais Artigos

O que eu vi da morte

Devia ter uns oito a nove anos de idade. Morava com meus pais e irmãos em uma cidade do litoral do Piauí chamada Parnaíba. Cidade

UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

Vivemos realmente a época da Constituição cidadã? As trevas da Saúde Pública do Rio Grande do Norte não foram iluminadas pelos feéricos  refletores da Arenas das Dunas.

TUDO CULPA DOS ANESTESIOLOGISTAS

O  calote no Hospital  Wilson Rosado, a burrice dos vereadores da oposição, a paralisação dos cirurgiões oncológicos,  o transporte de “  carga viva “ (

TOLERAR ATÉ QUANDO?

Não há mais espaço para omissão e silêncio. Frequentemente são criadas barreiras intransponíveis para solucionar este atraso de repasse de pagamento de plantões comprovadamente realizados.

RETALHOS SOBRE ANESTESIOLOGIA

Fiz o curso médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará ( Fortaleza ) e, ainda no segundo ano passei a freqüentar o

ORAÇÃO

NOME DO PACIENTE: SAÚDE PÚBLICA QUEIXA PRINCIPAL:  INCAPACIDADE ADMINISTRATIVA DIAGNÓSTICO: COMA   O ANESTESIOLOGISTA A ANESTESIA foi a primeira de todas as especialidades médicas. São