Artigos

O que eu vi da morte

Devia ter uns oito a nove anos de idade. Morava com meus pais e irmãos em uma cidade do litoral do Piauí chamada Parnaíba. Cidade pequena, vizinhança tranquila, tínhamos uma grande rede de amigos pelo bairro. Certa vez, um vizinho me convidou para irmos a lagoa do portinho, uma lagoa…

UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

Vivemos realmente a época da Constituição cidadã? As trevas da Saúde Pública do Rio Grande do Norte não foram iluminadas pelos feéricos  refletores da Arenas das Dunas. Durante trezentos e sessenta e cinco dias, durante 24 horas, quatro Anestesiologistas  de Mossoró, estiveram presentes na CSDR ( um ) , Hospital da Mulher…

TUDO CULPA DOS ANESTESIOLOGISTAS

O  calote no Hospital  Wilson Rosado, a burrice dos vereadores da oposição, a paralisação dos cirurgiões oncológicos,  o transporte de “  carga viva “ ( um ônibus lotado de doentes )  para tratamento em Natal, a locação inútil das ruínas aonde funcionou a SAMEC,   o excesso de diretores de…

TOLERAR ATÉ QUANDO?

Não há mais espaço para omissão e silêncio. Frequentemente são criadas barreiras intransponíveis para solucionar este atraso de repasse de pagamento de plantões comprovadamente realizados. Parece-nos que o propósito é humilhar, massacrar, desvalorizar os anestesiologistas e demonstrar poder. Na última reunião dos Anestesiologistas com o Senhor Prefeito, surgiu um Programa…

RETALHOS SOBRE ANESTESIOLOGIA

Fiz o curso médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará ( Fortaleza ) e, ainda no segundo ano passei a freqüentar o Pronto Socorro do Instituto José Frota,  acompanhando obrigatoriamente um  anestesiologista. Ainda nesta época   me dediquei a especialidade. Após a conclusão do curso Médico, fiz uma…

ORAÇÃO

NOME DO PACIENTE: SAÚDE PÚBLICA QUEIXA PRINCIPAL:  INCAPACIDADE ADMINISTRATIVA DIAGNÓSTICO: COMA   O ANESTESIOLOGISTA A ANESTESIA foi a primeira de todas as especialidades médicas. São as Escrituras Sagradas que o afirmam. Pois Deus, para retirar de Adão a costela necessária para a criação de Eva, fez cair sobre o homem…

O TEATRO DA SAÚDE OU DOENÇA EM MOSSORÓ

Um breve relato sobre a indignação de  especialistas  que em alguns momentos são  chamados  de essenciais e quando os gestores surrupiam honorários e não propiciam condições técnicas ideais de trabalho são chamados de mercenários. CENÁRIO 1 – SAÚDE EM RISCO E A OMISSÃO DE TODOS Não há mais espaço para…

O CALOTE INSTITUCIONAL – PLANTÕES DE 2013 NÃO FORAM PAGOS

FALTA DE COMPROMISSO DO ESTADO PODE ACARRETAR PARALISAÇÃO DOS ANESTESIOLOGISTAS DO HOSPITAL DA MULHER Acreditamos e temos a mais firme  convicção que esta postura administrativa é proposital para demonstrar um falso poder e baixar a auto estima dos médicos. Pode também ter a mais firme certeza que o efeito é…

MODERNIZAÇÃO, QUALIDADE E SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

CAM – A casa do Anestesiologista e a  GRIFE DA ANESTESIOLOGIA Qualidade e segurança. Em perfeito alinhamento com as condições técnicas de trabalho nos hospitais, a CAM busca a qualidade, aprimoramento da segurança e humanização do atendimento com esclarecimento de dúvidas durante a Consulta Pré Anestésica e a presença durante…

MÁXIMAS

“NA CONFUSÃO, BUSCA A SIMPLICIDADE. NA DISCÓRDIA, BUSCA A HARMONIA. NA DIFICULDADE ESTÁ A OPORTUNIDADE.”  Albert Einstein “Cinco certos da medicação: paciente certo, medicamento certo, dose certa, via certa, hora certa. A todo momento em algum lugar, alguém esquece esta regra básica. Tem que conferir antes . Depois pode ser…